ALTARES DE ESPERANÇA
 
UMA DAS MARCAS QUE TEM CARACTERIZADO A IGREJA ADVENTISTA

DO SÉTIMO DIA DESDE SEU INÍCIO É, SEM DÚVIDA, O CULTO FAMILIAR.

UMA PRÁTICA SAGRADA QUE NUNCA DEVE PERDER FORÇA ENTRE AS

FAMÍLIAS DA IGREJA.

 A saúde espiritual da família e da igreja depende em grande parte da prática regular do culto familiar. Uma pesquisa recente mostra que apenas 29% dos jovens adventistas de 15 a 35 anos participam de um culto familiar.

Com o objetivo de formar uma geração de esperança, o Ministério da Família da Divisão Sul-Americana tem planejado dar ênfase ao culto familiar nos próximos anos.

O lema escolhido para esta campanha é “Atares de Esperança", baseado na experiência do patriarca Abraão ao elevar o sacrifício de manhã e de tarde.

Este esforço pretende recuperar o espaço do culto familiar dentro do seio da família adventista.

Um primeiro assunto a considerar é que a família é uma ideia de Deus.

“A sociedade compõe-se de famílias ..., e o coração da sociedade. da igreja e da nação. é o lar. A felicidade da sociedade, o êxito da igreja, a prosperidade da nação. dependem das influências domésticas" CB. 349.

A instituição da família criada por Deus é composta de uma estrutura que se bem ordenada e equilibrada é base de sustentação para todas as demais estruturas da sociedade. Funciona como o alicerce de uma construção; é à base de sustentação de toda estrutura.

Se a família for arruinada, isto afetara todo mundo.

“Satanás reuniu os anjos caídos a fim de inventar algum meio de fazer o máximo de mal possível à família humana". Review and Herald,

l6 de abril de I90I.

Conhecedor de que a família é a base de tudo. o inimigo como primeiro ato após a morte de jesus.  vendo  que para ele e seus agentes o caso estava encerrado.  Idealizar plano para causar o maior mal possível a humanidade, e para tentar ter vitória, sua meta: atingir a família humana.

A SOLUÇÃO DE DEUS É:

“Em toda lar cristão, Deus deve ser honrado pelo sacrifício de oração e louvor. de manhã e à noite". CPPE,p.l I0

 Deus em sua sabedoria provê uma saída, uma solução para que a família humana escape das astutas ciladas do inimigo. Diariamente de manhã e a tarde Deus deseja que a família esteja em sua presença: culto familiar.

EXEMPLO BÍBLICO: ABRAÃO

 Gên I3:4: “e onde. pela primeira vez, tinha construído um altar. Ali Abrão invocou o nome do SENHOR”.

Há muitos exemplos bíblicos para nos ensinar sobre a importância do culto familiar, mas o Pai da fé (Abraão) é maravilhoso, por onde se transferia com a sua família construía um novo altar para que de manhã e a tarde todos pudessem adorar ao Senhor. e quando partia o altar ficava como um memorial para que todos, ao verem soubessem do Deus que abençoava e dava prosperidade a Abraão, toda sua família e o povo que com ele morava.

ABRAÃO

 “Abraão, o amigo de Deus, deu-nos um digno exemplo. Sua vida foi de oração e humilde obediência, e foi ele como uma luz para o mundo. Onde quer que armasse a tenda, junto dela erguia o altar, conclamando para o sacrifício da manhã e da tarde todos os membros de sua família". MM I968. Z I 3.

Abraão tinha por princípio de vida adorar a Deus com os seus de manhã e à tarde, que isto seja para nós um exemplo e incentivo para estabelecermos esta prática como um princípio de vida para nossa família.

TEMPO PARA DEUS

“Em cada família deve haver um tempo determinado para os cultos matutinos e vespertinos. Que apropriado è reunirem os pais ao redor de si aos filhos, antes de quebrar o jejum, agradecer ao Pai celeste Sua proteção durante a noite e pedir-Lhe auxilio. guia e proteção para o dia! Que adequado, também, em chegando a noite, é reunirem-se uma vez mais em Sua presença, pais e filhos, para agradecer as bênçãos do dia findo!". III TS, 92

Vamos ser realistas, não e fácil diariamente reunir toda família para cultuar a Deus, mas temos que entender que para vencermos as ciladas do inimigo, este é o único meio seguro dado por Deus. Esta e a base para todos os membros da família está aí um preço que ainda que seja alto, vale a pena por aquilo que cremos e professamos.

RESPONSABILIDADE DOS PAIS

“O pai e, em sua ausência. a mãe deve dirigir o culto, buscando um trecho das escrituras que seja interessante e de fácil compreensão. III TS. 92

Quando o marido não professa a mesma fé que a esposa, ou o pai que é da mesma fé está ausente, ou é relapso quanto à responsabilidade do culto familiar: a mãe deve humildemente assumir esta responsabilidade e com dedicação que, normalmente, é peculiar às mulheres.

No mundo globalizado, temos pouco tempo para pensar na vida familiar.

Quanto mais a tecnologia se desenvolve para facilitar a vida humana, mais compromissos vão aparecendo e o tempo se torna cada vez mais escasso, esta é uma das grandes ciladas do inimigo.

AGORA É O TEMPO

“Se já houve tempo em que toda a na deveria ser uma casa de oração. agora é esse tempo". Contudo, neste tempo de terrível perigo, alguns que professam ser cristãos não celebram culto doméstico. Não honram a Deus no lar; não ensinam os filhos a ama-Lo e teme-Lo. Muitos se afastaram tanto dEIe que se sentem sob condenação ao dEIe se aproximar". III TS. 9I

Por que agora é use tempo? Porque cremos que Jesus está perto de retomar e o inimigo sem descanso tem trabalhado para destruir os vínculos familiares e consequentemente o vínculo com o nosso Pai: marido e mulher, sejam unidos nesta batalha, vão diariamente diante do altar do Senhor, que é o culto em família.

PRINCIPAL PRIORIDADE DA FAMÍLIA

"Toda a família deve erigir seu altar de oração, reconhecendo que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, Pais e mães, precisais buscar a Deus de manhã e à tarde no altar da família, para que possais aprender a ensinar vossos filhos sábios, terna e amoravelmente". OC. p. 5 l7

"Pais e mães, por mais urgentes que sejam vossos afazeres, não deixeis de reunir vossa família em tomo do Altar de Deus”. CBV, p.393

Prioridade é o que se estabelece para ter uma vida e um lar equilibrado; conversem em família, estabeleçam as prioridades e coloquem o culto familiar em primeiro lugar.

“Os negócios são levados avante com zelo e energia, ao passo que Deus é deixado em lugar secundário. Negligencia-se o culto de família. e 6 esquecida a oração particular". PE p.306

  Tudo é uma questão de estabelecer as prioridades, o tempo a nós é dado, e cabe usá-lo para o bem ou para o mal. Nós fazemos as escolhas.

PARE E PENSE
Por que não mudar as prioridades de sua vida?

“Nada è mais definitivo que as mudanças". Para crescermos não basta apenas conhecermos as coisas, é necessário transforma-las em atitudes. Não tenha medo de mudar, mude o que vai ser melhor para você e sua família.

A0 RECEBER O SANTO SÁBADO

“Antes de começar o sábado, tanto a mente como o físico devem desembaraçar-se de todos os negócios seculares". TS. III 23

 Faça do sábado um dia santo. Somente quando o sábado for santificado poderemos receber as bênçãos que Deus tem reservado para Seus filhos. Não pense no sábado apenas quando já chegou, mas durante a semana vá se preparando para que seja um dia muito especial de comunhão e adoração ao Senhor.

AO RECEBER O SANTO SÁBADO

“Antes do pôr-do-sol, todos os membros da família devem reunir-se para estudar a Palavra de Deus, cantar e orar. A este respeito estamos necessitados de uma reforma, porque muitos há que se estão tornando remissos. Temos que confessar as faltas a Deus e uns aos outros. Devemos tomar disposições especiais para que cada membro da família possa estar preparado para honrar o dia que Deus abençoou e santificou". III TS. 23

 Esta e uma responsabilidade dos pais, em educar os filhos a receberem o santo sábado, unidos em família adorando ao Senhor do sábado. Por que necessitamos de uma reforma neste assunto? Porque muitas famílias embora professem ser cristãs entram nas horas do sábado como se fosse um outro dia qualquer. A santificação do sábado é resultado de duas praticas: l - observamos como tempo (do pôr-do-sol da sexta-feira. até o pôr-do-sol do sábado, nem um minuto deste tempo nos pertence, não temos direito sobre o tempo do sábado), 2- observamos como caráter (tem haver com o meu caráter como me visto, o que vejo o que escuto minhas palavras, meus pensamentos, atitudes e comportamentos neste dia devem estar voltados para a adoração).

Pr. Ivan Canhadas

É diretor do Ministério da Família do UCB.

 

Fonte: Revista Família Esperança